Eis o conteúdo da reclamação no ReclameAqui (com nomes reais mascarados):
Hoje foi minha oitava e última tentativa de instalação de um telefone fixo no meu endereço. Preciso do telefone unicamente para a instalação da banda larga Lentox, pois terei, a curto prazo, como uma das necessidades básicas de minha casa o acesso à internet. Desde o dia 11/04 venho fazendo sucessivos pedidos à Tchau para que fosse instalado um telefone fixo em minha residência. Este plano deveria ser do valor mais baixo, visto que meus clientes mantém contato comigo pelo celular e nem aparelho telefônico me preocupei em comprar; novamente: só utilizarei a linha para a internet.
O prazo da instalação é de 48h a 7 dias corridos. Vejamos minhas tentativas e as respostas da Operadora.
1ª - O primeiro pedido foi dia 11/04. Pedi o plano Economia, que foi longamente verificado e registrado para a instalação no endereço fornecido. Passados dez dias, período em que não recebi ligação alguma sobre o andamento da solicitação, tornei a entrar em contato com a Operadora. A primeira "solução" empregada por eles foi, com as palavras do atendente: "Senhor, aqui no relatório do técnico consta que a instalação não pode ser realizada por um problema na rede elétrica". Não dissertarei sobre o quão longe fisicamente um cabo de telefonia fica de um cabo de energia elétrica (pois já trabalhei com instalação de internet, que passa pelo mesmo caminho, na mesma altura) ou sobre o desinteresse do técnico (visto que, ainda que a companhia de rede elétrica estivesse indisponibilizando algum poste para manutenção, esta não deve ter durado 7 dias corridos); exerço meu direito de calar diante de um absurdo desta proporção.
2ª - Na mesma ligação em que fui informado sobre a falha na rede elétrica (falha esta que, curiosamente, não atingiu meu domicílio sequer um dia) fiz um novo pedido. Alguns dias depois, novamente sem nenhum contato por parte da Operadora, entrei em contato para saber o motivo de não ter sido instalado o telefone. Desta vez não me recordo a desculpa, apenas que tornei a ligar e pedir o serviço.
3ª - Esta é curiosa: o técnico foi à minha casa e informou à minha esposa que não poderia realizar a instalação pois a Operadora havia fornecido à instalação um número da cidade vizinha. Ora, após a terceira ligação eles já deveriam ter registrado corretamente meu endereço. Além disso não foi feito contato pelo meu telefone antes da visita, como combinado com a Operadora. A curiosidade a qual me refiro vem a seguir.
4ª - Tornei a ligar no dia seguinte e refiz o pedido. Passei novamente meu endereço, CPF, identidade, nome da mãe, nascimento enfim, tudo o que já havia feito, agora pela quarta vez. O pedido foi registrado juntamente de uma queixa contra a má vontade do técnico e, pela primeira vez, a Oi entrou em contato comigo pelo meu celular. Duas vezes. A primeira foi para confirmar todos os dados novamente e para informar que, desta vez, o técnico não havia encontrado o endereço. Vejam bem: desta vez o técnico não havia encontrado o mesmo endereço que ele visitou dias antes! E a cidade em que vivo é pequena o suficiente para o mesmo técnico ter ido ao local, o que demonstra, para mim, a total falta de interesse em uma nova instalação. A segunda foi pelo mesmo motivo da primeira, e informei que tudo já havia sido resolvido. Em todas as duas a urgência para a instalação foi confirmada pelos atendentes.
Uma pausa para uma breve explicação: a minha insistência em um serviço que em teoria já deveria ter sido excluído de minhas possibilidades se dá ao fato de que a Tchau Lentox é a única opção plausível para as minhas necessidades técnicas de acesso, pois os provedores locais e as internets móveis disponíveis hoje em dia não têm arquitetura suficientemente bem projetada para atendê-las.
5ª - Esta foi hoje, dia 27/05, 46 dias após o primeiro pedido. Desta última vez fui informado que o plano escolhido por mim (o mesmo de todas as outras ligações, confirmado e repetido por longos minutos de cada ligação, com os prós e os contras, as tarifas e os horários, mesmo que eu já tivesse informado que o telefone NÃO seria usado) não estava disponível para o meu endereço. Desliguei o telefone e aqui estou.
Uma observação: estes tópicos estão dividos em número de pedidos e não em número de ligações. O número destas deve ser superior ao dobro daqueles.
O que estou tentando, senhoras e senhores mais interessados em arrancar mensalmente meu dinheiro, é GASTAR meu dinheiro com o serviço de vocês. Não entrarei em méritos sobre a qualidade do serviço ou do atendimento, pois não é este o meu atual problema. Meu problema, hoje, é que preciso, a curto prazo, de um ponto de internet funcional em minha casa. Não moro em um barranco tampouco em um lugar de difícil acesso; pelo contrário, minha casa faz esquina com a principal avenida de minha cidade, movimentada e abarrotada de gente todos os dias.
Estou tentando pela última vez. Sei que o telefone pode ser instalado, sei que há disponibilidade para 1Mb de conexão em uma linha nova no meu endereço, sei que o plano não é problema. Tenho conhecimento de outros casos como o meu pela cidade e, além de saber como sua arquitetura funciona, um vizinho é técnico de vocês e confirmou tudo isso. Contarei os últimos 7 dias corridos a partir de hoje e, findados estes, assinarei outro serviço de igual valor e qualidade inferior. Mas com a certeza de que serei atendido.
O índice de respostas da Tchau no ReclameAqui é de 1,9%.
Cara, depois de ler o seu post só posso concluir uma coisa: estou reclamando de barriga cheia! Se eu estivesse na sua situação, estaria ligando para a central de atendimento só pra xingar os pobres dos atendentes de tanta raiva!
ResponderExcluirE no fim das contas, o que aconteceu? Conseguiu o ponto ta Lentox ou não?
Abraços!
Fiz questão de fazer um update no post e linkar a sua causa, hehehehe... Dá uma olhada aí!
ResponderExcluirhttp://oloucomeu.blogspot.com/2009/06/tem-coisas-que-so-oi-faz-pra-voce-te.html
Mas o foda de processo é isso mesmo! Eu mesmo pensei em algo do tipo, mas até a coisa andar, é bem provável que eu já esteja aposentado e a raiva já tenha passado, heheheh...
Obs.: só pra vc tomar conhecimento, eu tenho um outro blog, onde publico meus desenhos: http://www.caricaturaecia.blogspot.com/
o seu babaca eu sou tecnico e intendo muito bem o que ta acontecendo quanto mais você querer sacar das partes tecnicas e mais encher o saco ligando na operadora mais pedencias vão ser dadas, larga de ser burro o tecnico da sua cidade é um só e ele ta te sacaniando
ResponderExcluirPô, Anônimo, assim que você ler o texto todo, aprender a usar pontuação e não começar o seu texto com um palavreado, a gente conversa, ok?
ResponderExcluirAbração!